domingo, 31 de julho de 2011

No, No, No....


Olá!!!

Eis-me novamente aqui no blog com essa pequena homenagem a cantora Amy Winehouse, morta recentemente aos 27 anos.
Para ser sincero não sou fã dela, mas não tinha como ser indiferente depois dessa grande perda. O que de fato marcou a passagem meteórica de Amy aqui na Terra foi justamente seu intenso envolvimento com as drogas, o que infelizmente colocava seu talento musical sempre em segundo plano.
Ela pouco se importava com tudo isso e parecia se sentir não pertencente a tudo que girava em sua volta. Pode ser que seja isso que a fez procurar nas drogas uma via de escape. Amy foi embora cedo e até talvez estivesse disposta a dar uma guinada na sua vida. Em tempos de culto a celebridades, torço para que o que fique de Amy Winehouse seja somente o seu legado musical.

Visuais: Recentemente fui ver a exposição de uma das artistas mais importantes do século XX, a franco-americana Louise Bourgeois (1911 - 2010) no Instituto Tomie Ohtake, intitulada O Retorno do Desejo Proibido. A obra de Louise tem como característica marcante a relação muito estreita entre a arte e a psicanálise. Ela, que por muito tempo fez análise, encontrou uma via de escape para o seu inconsciente onírico através de desenhos, objetos, pinturas, esculturas e instalações. Há também um certo caráter autobiográfico nas suas obras, onde ela expõe, como por exemplo, o relacionamento com seu pai durante a infância, o ato de ser mãe, e a histeria. É a primeira vez que Louise Bourgeois tem uma grande individual aqui no Brasil, que depois de São Paulo parte para o Rio de Janeiro. Além das obras, também há algumas correspondências no qual ela relata os seus traumas e os desejos de cura. Imperdível.

Cinema: Finalmente assisti ao tão falado Tio Boonmee, que pode recordar suas Vidas Passadas (Lung Boonmee raluek Chat, 2010), do diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul (não se assuste, ninguém sabe falar o nome dele. Por isso o apelidaram de Joe), o ganhador da Palma de Ouro de Cannes do ano passado. É o primeiro filme de Apichatpong que assisto, mas fiquei encantado com o seu cinema fantástico. Concordo com o crítico Juliano Gomes, do site Cinética, que diz que Tio Boonmee é um filme que fala sobre a relação da imagem e do outro. E essa relação é explorada por Apichatpong através do espaço e da luz para intensifica-la ainda mais. A imagem é exposta em planos densos na luz do dia ou sombra da noite, dentro de um degradê de meios tons quase cinza até uma saturação total da cor, pois é daí que irão surgir os fenômenos fantásticos do seu cinema. O Tio Boonmee do título é um velho senhor que está morrendo e numa das primeiras cenas do filme, recebe o espírito de sua mulher, já falecida, e a visita de seu sobrinho que desapareceu e se tornou um macaco-fantasma. São esses os seres do mundo de Apichatpong que vão interagir nesse relação. Há cenas de grande impacto como a relação entre a princesa e o bagre e uma das que eu mais gostei e que exemplifica muito bem a relação da imagem com o outro é quando o espírito da mulher de Tio Boonmee está trocando sua bolsa de insulina e ele diz: "Depois que eu morrer, onde meu espírito deve procurar você, no céu?! E ela responde: "O céu é superestimado, não há nada lá". "E onde você estará então?", diz Tio Bonmee. E ela: "Fantasmas não se prendem a lugares, mas as pessoas... aos vivos". Ainda vou ter que voltar mais vezes a Tio Boonmee para absorver todo esse mundo fantástico e subjetivo de Apichatpong 'Joe' Weerasethakul.

Um grande abraço e ótima semana
Daniel Alves
daniel.sampaio@uol.com.br

3 comentários:

  1. Perfect seus trampos cara, está de parabéns!!!
    Ahh, brigadão pelo comments na minha pagina, valeu pela força :D pode deixar que chamo sim.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel, desculpe a demora para responder seu comentário, obrigado por ter visitado e gostado dos meus trabalhos, seus desenhos são ótimos parabéns muito boa a sua técnica. Qualquer coisa é só entrar em contato comigo é sempre bom conhecer pessoas que fazem a arte se perpetuar.
    Abraço
    Raul Magalhães

    www.rauldesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos seus trabalhos! São ótimos!
    Legal que você conhece o Raul também.

    Beijocas!
    Carolina.

    ResponderExcluir